Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCPAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmail
Instituto de Ciências da Saúde - LisboaInício | Voltar | Imprimir

Doutoramentos

Descrição Coordenação Linhas de Investigação Condições de Acesso e Vagas Plano de Estudos, Calendário e Horário Investigação Certificação Admissões 2017/2018 

Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem

english version 

O grau de Doutor em Ciências da Cognição e da Linguagem é conferido pela UCP, através do Instituto de Ciências da Saúde (ICS). Este Instituto iniciou atividades de formação académica em 2005 e, especificamente, na área da Linguagem e Comunicação, tendo desde essa altura promovido a realização de vários programas de mestrado, quer nesse âmbito, quer em Neuropsicologia. Nos últimos anos, ainda no sistema “pré-Bolonha”, desenvolveu um programa de doutoramento tutorial em Ciências da Saúde, mais genérico, mas com grande enfoque também nos mesmos domínios.  

No sentido de dar continuidade à formação pós-graduada que tem vindo a ser disponibilizada, foi criado este programa de Doutoramento no âmbito da Saúde, área específica das Ciências da Cognição e da Linguagem, uma formação onde vários domínios científicos se cruzam, como as neurociências, a neuropsicologia e o estudo da linguagem, tanto nos seus aspetos normais, como patológicos. O interesse por esta área tem vindo a aumentar internacionalmente, mas no nosso país a oferta formativa é ainda bastante reduzida, pelo que se afigura importante para o ICS-UCP desenvolver este programa de doutoramento como resposta a essa necessidade formativa.

O Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde - CIIS e o Grupo de Investigação em Neurociências, Ciências do Comportamento e Ciências da Linguagem - GNC,  enquadram e apoiam a investigação desenvolvida pelos estudantes de doutoramento.

     

 

 




O programa de Doutoramento pode ser frequentado numa das seguintes modalidades:  regime de curso ou regime tutorial.
  
Regime de curso de doutoramento
a) O curso de doutoramento é constituído por unidades curriculares de frequência obrigatória e optativa, que constituem o 1º ano do programa de doutoramento;
b) É possível a creditação de unidades curriculares ou módulos que as compõem, até ao limite de 20 ECTS, por requerimento do candidato no ato de matrícula, mediante avaliação do respectivo curriculum vitae;
c) Os doutorandos poderão frequentar as unidades curriculares no limite de 6 semestres, findos os quais é cancelada a inscrição no curso de doutoramento.
d) Durante a realização do 2º e 3º anos, aplica-se a estes estudantes o previsto no regime tutorial.

Regime tutorial

Cada estudante estabelecerá, em conjunto com o(s) respetivo(s) orientador(es), o plano de atividades a desenvolver, que constarão no Relatório a apresentar anualmente, incluindo:
a) Plano de trabalho e objetivos a atingir no final de cada ano académico, no respeitante à elaboração da tese de doutoramento.
b) Conjunto de atividades a desenvolver no âmbito temático da tese como:
- participação nas reuniões do Grupo de Investigação em Neurociências, Ciências do Comportamento e Ciências da Linguagem - GNC;
- participação nas reuniões de tipo Journal Club agendadas com o grupo de doutorandos;
- organização de conferências, workshops e outros eventos científicos;
- desenvolvimento e/ou participação em trabalhos de investigação (comunicações orais, posters e artigos).



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Instituto de Ciências da Saúde - Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 147
Fax: (+351) 217 263 980
E-mail: saude@ics.lisboa.ucp.pt
Web: www.ics.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial