Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCPAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmail
Instituto de Ciências da Saúde - LisboaInício | Voltar | Imprimir

Doutoramentos

Descrição Destinatários Objectivos Plano de Estudos Admissões 2017/2018 

Doutoramento em Enfermagem


Calendário Aulas - XIII Curso de Doutoramento em Enfermagem 2016/17   

Numa conjuntura nacional muito específica, em que o estádio da profissão e da disciplina de Enfermagem é fruto de um caminho percorrido durante séculos, com múltiplas influências sociais, científicas e filosóficas, continua a defender-se que o desígnio da Escola de Enfermagem é promover o crescimento de pessoas (formandos e formadores) em todo o seu potencial pessoal e profissional. Assume-se a educação como um processo de interacção contínuo entre docentes e discentes e crê-se que o conhecimento em enfermagem se potencializa na Multidisciplinaridade das ciências e humanidades.

Neste contexto, a formação em Enfermagem surge na UCP como um projecto de desenvolvimento ao longo da vida, que inclui os diferentes ciclos de formação (da licenciatura até ao doutoramento) e incorpora a formação continuada (presencial ou e-learning).

O Grau de Doutor em Enfermagem será conferido pela elaboração e defesa de uma tese original na área de Enfermagem, exigindo-se aos candidatos que demonstrem capacidade de compreensão da área disciplinar, competências, aptidões e domínio de métodos de investigação e tenham realizado investigação que mereça a divulgação a nível nacional e internacional.

Este ciclo de estudos inclui um Curso de Doutoramento que integra unidades curriculares até 60 créditos ECTS criado em 2004 e adequado a Bolonha em 2007 (R/B AD 1050/2007). Até 24 créditos realizados no âmbito de mestrados em enfermagem ou outros cursos de formação pós-graduada, relevantes na área de formação e tomando como referencial os objectivos de aprendizagem e as competências pessoais a desenvolver, podem ser transferidos para o Curso de Doutoramento.

Prémios de Mérito para continuação de estudos para Mestrado e Doutoramento

 
Aos 2 estudantes com classificação final de summa cum laude no mestrado em Enfermagem (académico ou profissional, realizado na UCP), e melhor classificação na parte curricular, será atribuída uma bolsa para Curso de Doutoramento em Enfermagem, com redução de 50% na propina da parte curricular do curso, considerando 60 ECTS.

 ESTA INFORMAÇÃO NÃO DISPENSA A CONSULTA DO REGULAMENTO   
 [Regulamento Bolsas de Mérito]
 

Áreas de Especialização

Enfermagem Avançada: para o estudo dos processos de vida e respostas humana sensíveis aos cuidados de enfermagem.

Educação em Enfermagem: para o estudo das questões relacionadas com a especificidade da formação de enfermeiros ao longo da vida.

Gestão de Unidades de Saúde e Serviços de Enfermagem: para o estudo das questões relacionadas a gestão de cuidados, segurança dos clientes e supervisão clínica na prática de enfermagem.

História e Filosofia de Enfermagem: para o estudo das questões históricas, éticas e epistemológias.

Áreas de Especialização

 

Regulamento 

 

Memorando de orientação geral

 



| Voltar |


Topo
Logotipo Acessibilidades

Instituto de Ciências da Saúde - Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 147
Fax: (+351) 217 263 980
E-mail: saude@ics.lisboa.ucp.pt
Web: www.ics.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial