Universidade Católica Portuguesa
Pagina Inicial
Portal UCPPortal UCPAlunosAlunosDocentesDocentesWebmailWebmail
Instituto de Ciências da Saúde - LisboaInício | Voltar | Imprimir

Notícias

Ciclo de Conferências "Há saúde Pública na Católica"

No mês de maio esteve no Instituto de Ciências da Saúde o Dr. Luiz Loures, Deputy Executive Director of UNAIDS, no âmbito do Ciclo de Conferências “HÁ SAÚDE PÚBLICA NA CATÓLICA”, organizado pela coordenação científica da área de Saúde Pública (CCSP). 

A CCSP do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa tem por missão preservar, promover e melhorar a saúde e bem-estar das populações, comunidades e cidadãos individuais, numa abordagem humanista da saúde pública baseada no valor.  
    

  
 

Já disponível em e-book
"i Encontro de Ética - A responsabilidade pelo outro em saúde" 

O presente E-Book integra a conferência inicial, o conjunto das comunicações, assim como o resumo das comunicações livres e dos posters, que preencheram o programa do I Encontro de Ética em Enfermagem organizado pela Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

O tema escolhido para a conferência de abertura – A responsabilidade pelo Outro em Saúde - convida-nos a uma abordagem das diversas temáticas numa perspectiva futura, a partir da análise das circunstâncias atuais. Foi este olhar que foi feito nas diversas intervenções e que agora fica disponível neste E-Book.

Pode consultar aqui o e-book

 
 

Projeto PID 2277
"Molecular insight into Autism sPECTRUM Disorder (asd)"
aprovado pelo Consórcio Coordinated Reasearch Infrastructures Builing Enduring Life (corbel)

 

O projeto PID 2277 intitulado “Molecular insight into Autism Spectrum Disorder (ASD)” foi aprovado pelo Consórcio Coordinated Research Infrastructures Building Enduring Life (Corbel) na primeira call que teve início em Novembro de 2016. O projeto proposto tem por objetivo encontrar pistas moleculares na saliva de crianças com diagnóstico de Doença do Espetro do Autismo, para permitir a estratificação destes indivíduos no sentido de direcionar e antecipar as intervenções terapêuticas. Este é o exemplo de um projeto que validará experimentalmente os biomarcadores identificados previamente pelas estratégias bioinformáticas estabelecidas no SalivaTec. O projeto resulta da integração do conhecimento e competências de duas áreas do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da Universidade Católica Portuguesa: a Biomedicina e as Neurociências.

O projeto CORBEL financia o acesso a recursos altamente especializados incluindo o acesso a instalações e equipamentos bem como serviços especializados e deslocações. Os parceiros que irão participar neste projeto são o Biobanking and BioMolecular Resources Research Infrastructure – European Research Infrastructure Consortium (BBMRI-ERIC) através dos seus membros da Biomedical Research Foundation Academy of Athens e o Infrastructure for Systems Biology Europe através de dois dos seus membros o Molecular Cell Physiology mais precisamente o grupo de Systems Bioinformatics da Vrije University of Amesterdam e o Max Delbrueck Center for Molecular Medicine.   

 

Já disponível em e-book
"Desafios emergentes em enfermagem: da atualidade para o futuro" 

O presente E-Book integra a conferência inicial, o conjunto das comunicações, assim como o resumo dos posters, que preencheram o programa das III Jornadas Internacionais de Enfermagem (V Jornadas de Enfermagem) organizadas pela unidade curricular de Seminário do 4º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem, no ano letivo 2015/2016 da Escola de Enfermagem (Lisboa) do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

O tema escolhido – Desafios emergentes em enfermagem: da atualidade para o futuro – convida-nos a uma abordagem das diversas temáticas numa perspectiva futura, a partir da análise das circunstâncias atuais. E foi este olhar que foi feito na conferência inaugural e nas comunicações.
A todos os que participaram nestas jornadas e nesta obra, deixo o meu profundo agradecimento e desejo a todos uma boa leitura.

Pode consultar aqui o e-book

  
 

Visita À Escola de enfermagem da Pró-Reitora da Universidade de Santo Amaro, Brasil 

A Doutora Luciane Lúcio Pereira esteve de visita ao Instituto de Ciências da Saúde em Lisboa e no Porto entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro. Durante a sua visita, a Doutora Luciane Pereira, para além de reuniões com investigadores e docentes, participou em duas provas de doutoramento, numa como orientadora e noutra como arguente, e lecionou um workshop para estudantes de doutoramento e aberto a toda a comunidade científica de enfermagem sobre “Desenvolvimento de competências de comunicação em enfermagem”.

A Doutora Luciane Pereira é atualmente Pró-Reitora da Universidade Santo Amaro. Possui Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (1986), Mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1992) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (1999). Tem experiência na área de Enfermagem e Educação, com ênfase em comunicação e desenvolvimento interpessoal.

  
 

1º Congresso Nacional EREBAS: 8 ANOS - Trajetórias, princípios e práticas

Nos dias 18 e 19 de novembro, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) acolheu o 1º Congresso Nacional EREBAS, dedicado à temática "8 anos - Trajetórias, princípios e práticas", ao qual o ICS esteve cientificamente associado.

Mais informações »»   

  
 

Inauguração da "CASA TEJO" - Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa

A Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde é parceira no projeto "Casa Tejo" da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa.

O seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida, esperança e bem-estar do cuidador informal da criança com paralisia cerebral e/ou doença neurológica. Este projeto integra o Centro de Enfermagem da Católica como um dos seus projetos de Solidariedade Social - Hope2Care.

No dia 20 de outubro, às 17h, a Casa Tejo foi inaugurada e iniciou o seu projeto piloto.

Mais informações »»

 

Visita de Observação de estudantes internaicionais

No Âmbito do Curso de Doutoramento em Enfermagem e do Pós-Doutoramento na mesma área Científica do ICS da UCP, a Doutoranda Cláudia Cyrino da Universidade Estadual Paulista – Brasil e a Professora Doutora Antónia Vollrath da Escuela de Enfermería da Facultad e Enfermería da Universidad Andrés Bello – Chile estiveram presentes numa visita de Observação a duas Unidades Funcionais de um Agrupamento de Centros de Saúde.

Foram extremamente bem recebidas pela Sr.ª Enfermeiras Coordenadoras da Unidade de Cuidados na Comunidade Susana Santos e da Unidade de Saúde Familiar “Cuidar Saúde”, Rita Marques.
  
 

Apresentação dos resultados do AVANÇO IO 

O Avanço.IO, uma iniciativa da responsabilidade do Instituto de Saúde Pública da Universidade Católica Portuguesa, que reune os principais atores ligados a esta problemática para, através de um trabalho científico, encontrar respostas para os novos desafios que esta nova modalidade terapêutica impõe.

Ao longo de vários meses, vários peritos estudaram a bibliografia existente acerca destes temas, reuniram em sala e contribuíram para a elaboração do “Consenso Estratégico sobre o Valor da Imuno-Oncologia em Portugal” que disponibilizamos abaixo.

Este estudo vai ser apresentado numa sessão pública que vai ter lugar no Auditório Cardeal Medeiros da UCP (Lisboa) no dia 27 de setembro.  

Consulte o site oficial »»   

 

Estudantes de Enfermagem entre os 15 melhores projetos
Prémios Angelini University Awards

As estudantes de enfermagem, Manuela Leal e Marta Nunes,  do Curso de Mestrado de Natureza Profissional – área de especialização de Enfermagem Comunitária foram selecionadas nos 15 melhores projetos no âmbito da Angelini Farmacêutica.

A apresentação dos 15 melhores projetos - Produtos/Serviços/Projetos Sociais destinados a doentes oncológicos em situação de cuidados paliativos - decorrerá no Pavilhão do Pavilhão do conhecimento - Ciência Viva no dia 13 de outubro e, neste evento, irão ser conhecidos os 5 finalistas e vencedores do AUA! 2015/2016. 
  
 

Nova Terapia com estimuçação da medúla Eficaz em ratos com epilepsia
INVESTIGAÇÃO DE DOCENTE ICS

O processo já foi experimentado com sucesso em doentes com Parkinson e agora foi testado em ratos com epilepsia, revelando ser eficaz ao reduzir as crises. Miguel Pais Vieira, investigador do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica, no Porto, é um dos autores do artigo publicado este mês na Nature Scientific Reports.
 
Para mais informações »»
  
 

Visita de professoras da Universidade de Huelva ao Balneário de Alcântara

A Escola de Enfermagem (Lisboa) do Instituto de Ciências da Saúde da UCP, recebeu, no dia 7 de julho a visita das Professoras Francisca Maria Garcia Padilla e Ángela Ortega Galán, da Universidade de Huelva.
O objetivo da visita foi o de partilhar linhas de investigação e construir um projeto de pesquisa conjunto, de natureza ibérica, apoiado na experiência de intervenção da EE no Balneário Público de Alcântara.

 

Workshop em SAÚDE MENTAL
Compreendendo e aplicando os princípios e valores do RECOVERY

No mês de junho, o Instituto de Ciências da Saúde recebeu a visita do Dr. Harry Gijbels, Senior Lecturer in Mental Health Nursing, School of Nursing and Midwifery, University College Cork, Cork, Ireland. O Professor esteve presente nas Jornadas de Enfermagem e ainda deu um workshop de saúde menta intitulado "Compreendendo e aplicando os princípios e valores do Recovery".


 

V Jornadas de Enfermagem
"
Desafios Emergentes em Enfermagem: Da Atualidade para o Futuro"  

A turma de finalistas da Licenciatura em Enfermagem organizou, no âmbito da disciplina Seminário, as V Jornadas de Enfermagem sob o tema "Desafios Emergentes em Enfermagem: Da Atualidade para o Futuro".

No decorrer dos dois dias de conferências contámos com a presença de vários docentes e enfermeiros especializados na área da Enfermagem que abordaram as questões dos diversos workshops.

Pode consultar aqui a reportagem fotográfica.


 

Diretor do ICS designado Representante do Conselho Nacional de Saúde

O Diretor do Instituto de Ciências da Saúde, o Prof. Doutor Alexandre Castro Caldas foi designado como representante do Conselho de Reitores das Universidade Portuguesas (CRUP) no Conselho Nacional de Saúde.

O Conselho Nacional de Saúde será composto por 30 membros, dos quais, quatro personalidades de reconhecido mérito na área da saúde devendo refletir a pluralidade dos saberes, designados pelo Conselho de Reitores das Universidade Portuguesas.

 
 

Conferência
"Development of new analgesics (pain killers) challenges and innovation”

No passado dia 30 de maio teve lugar a conferência "Development of New Analgesics (Pain Killers) Challenges and Innovation" que teve como orador o Prof. Roi Treister (Massachusetts General Hospital and Harvard Medical School). ICS-Viseu também esteve presente por videoconferência.

 

MAIO, MÊS DO CORAÇÃO 
Como está a sua saúde?

À semelhança de anos anteriores, a Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde realizou uma ação de promoção da saúde no campus da Universidade, durante o mês de maio, assinalando as comemorações do “mês de maio, mês do coração”.

Entre as 10 e as 13h e nos diversos edifícios do campus, promovemos a avaliação da tensão arterial e do índice de massa corporal, ao mesmo tempo que aconselhamos sobre a adoção de diversos comportamentos de vida saudável, nomeadamente no que se refere à prevenção das doenças cardiovasculares.


 
... ver> 

Semana Cultural 2016
A ECOLOGIA SOMOS NÓS: RECICLA O TEU SABER

As Associações de estudantes da Universidade juntaram-se com a Reitoria para organizar a Semana Cultural 2016. A Associação de Estudantes da Escola de Enfermagem da Católica está responsável pela organização do dia 2 de maio que contou com Consultas de Enfermagem no Campus e aulas de zumba e body combat.

Reveja o Programa completo

  
 

I Encontro de Psiquiatria e Saúde Mental

Decorreu no final do mês de abril o I Encontro de Psiquaitria e Saúde Mental. Durante dois dias foram debatidos diversos temas e os participantes, para além dos workshops e cursos, tiveram oportunidade de assistir à conferência do Sr. Patriarca sobre tema "O Papel da Família como fator promotor da Saúde Mental".  
 
Veja aqui a reportagem fotográfica e conheça os vencedores dos posters.
  
 

Estudo de docente do ICS entre os mais lidos em 2015 na revista Scientific Reports do grupo Nature

O artigo “Building an organic computing device with multiple interconnected brains” publicado na revista Scientific Reports do grupo Nature, do qual é primeiro autor o docente e investigador do ICS - Miguel Pais-Vieira - foi um dos 100 mais lidos nesta revista em 2015 (tendo sido consultado cerca de 34.000 vezes). Este artigo, que se encontra em 112º lugar (índice Altmetric), num total de 178 111 artigos publicados com a mesma idade no conjunto de todos os jornais científicos indexados, demonstra pela primeira vez a possibilidade de se utilizar a comunicação direta entre grupos de cérebros para a realização de tarefas computacionais.

Referência:
Pais-Vieira M, Chiuffa G, Lebedev M, Yadav A, Nicolelis MA. Building an organic computing device with multiple interconnected brains. Sci Rep. 2015 Jul 9;5:11869. doi: 10.1038/srep11869

Consulte aqui o artigo.

  
 

Dia Aberto de Enfermagem 2016

No mês de abril, a Escola de Enfermagem de Lisboa recebeu os estudantes do ensino secundário interessados em ingressar para o curso de Licenciatura em Enfermagem.

Neste dia, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Campus Palma de Cima assim como os estudantes e docentes de enfermagem. Ao longo da tarde participaram em atividades de laboratório: suporte básico de vida, cuidados ao adulto em contexto hospitalar e cuidados ao recém nascido.

Poderá consultar aqui a reportagem fotográfica 

 
 

Ciclo de Conferências Há saúde Pública na Católica
Saúde: Uma visão Europeia   

No mês de abril esteve no Instituto de Ciências da Saúde o Dr. Vytenis Andriukaitis, Comissário Europeu de Saúde, no âmbito do Ciclo de Conferências “HÁ SAÚDE PÚBLICA NA CATÓLICA”, organizado pela coordenação científica da área de Saúde Pública (CCSP). 

A CCSP do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa tem por missão preservar, promover e melhorar a saúde e bem-estar das populações, comunidades e cidadãos individuais, numa abordagem humanista da saúde pública baseada no valor. 
 
 

2 anos da Consulta de Enfermagem na Junta de Freguesia de Alcântara

A Escola de Enfermagem do ICS da UCP celebrou dois anos de existência  da Consulta de Enfermagem na Junta de Freguesia de Alcântara, com um rastreio de hipertensão arterial.

Participaram no evento, que teve lugar no Cibercafé, cerca de 70 pessoas.
 
 

Docentes de Enfermagem no X Encontro Luso Brasileiro de Enfermagem

O X Encontro Luso Brasileiro de Enfermagem decorreu em abril em São Paulo - Brasil, celebrando os 10 anos de parceria entre o Centro Universitário de São Camilo e o Instituto de Ciências da Saúde da UCP.
Marcaram presença no evento os professores: Ana Almeida Alves, MSc; Ana Caramelo, PhD; Liliana Braguez, MSc; Margarida Vieira, PhD; Miguel Pais-Vieira, PhD e Sérgio Deodato, PhD.

Reveja o programa aqui
  
 

ICS participa na Futurália
Feira de Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade

A Universidade Católica Portuguesa marcou presença na Futurália 2016, à semelhança de anos anteriores. Esta feira tem como objetivo a divulgação de ofertas de ensino e formação numa perspetiva global, sendo visitada anualmente por mais de 60.000 visitantes. 

Contamos este anos com mais de 350 contatos do ensino básico e secundário interessados em ingressar na Licenciatura em Enfermagem.

Reportagem fotográfica      


 

Lançamento do livro
"A VIDA DO CÉREBRO. Da gestação à idade avançada"
Novo livro do prof. Doutor Alexandre Castro Caldas

Durante o mês de março decorre o lançamento do novo livro do Diretor do Instituto de Ciências da Saúde "A VIDA DO CÉREBRO. Da gestação à idada avançada". 

O lançamento teve lugar na FNACH Chiado.

Dia 07 de abril será realizada a sessão de lançamento do livro no Porto às 18h30 na FNAC do NorteShopping.

  
 

I Jornadas de Endoscopia do SAMS
No dia 26 de fevereiro, teve lugar na UCP as I Jornadas de Endoscopia do SAMS, com a presença de mais de 200 profissionais de saúde. Ao longo do dia, as Jornadas contaram com diversos paineis de discussão, entre os quais:
  • Demonstrações ao vivo da Unidade de Endoscopia
  • Limites da terapêutica endoscópica
  • Qualidade em endoscopia
  • Hospitais privados - novas terapêuticas (VHC, Biológios)
  • Economia/gestão - a eficácia das organizações
  • Avaliação de risco e relação médico/hospital com seguradoras
  •  Responsabilidade Social do médico e enfermeiro

 

Primeira Reunião do Conselho Social do CREATING HEALTH
No dia 22 de fevereiro, teve lugar na UCP a primeira reunião do Conselho Social do CREATING HEALTH – Research and Innovation Funding.

O Conselho Social é o órgão do CREATING HEALTH destinado a aproximar a ciência e a sociedade civil, e a aumentar o impacto nomeadamente social da missão do Gabinete na sociedade, estando  representado pelos seus atuais 32 membros, que reúnem uma rica multiplicidade de trajetos, valências, expetativas e vontades.

A presidência da reunião esteve a cargo do seu Presidente, Dr. Jorge Sampaio, que enalteceu a importância de iniciativas com esta missão para a competitividade das instituições nacionais a nível europeu e internacional, em linha com o desenvolvimento sustentável, um dos objetivos do desenvolvimento do milénio.

Está lançado o desafio de alargamento de redes, de conjugação de valências e parcerias e de promoção e integração do conhecimento entre todos os envolvidos!

 

 

Módulo Aprendizagem da Matemática com docente convidado

O curso de pós-graduação "Mente, Cérebro e Educação", a decorrer desde 2015, recebeu no mês de fevereiro, para o seu módulo intitulado "Aprendizagem da Matemática", o Dr. Denes Szucs (Department of Psychology, Centre for Neuroscience in Education).

Este módulo foi aberto ao público em geral com o objetivo de tornar esta oportunidade acessivel a todos os interessados aproveitando a sua presença para uma mais valia para o conhecimento nestas matérias.

 

 

Ciclo de Conferências | Cérebro e Aprendizagem
No mês de fevereiro, o Prof. Doutor Alexandre Castro Caldas este presente no Ciclo de Conferências 2015/16 no Agrupamento de Escolas de Santa Maria dos Olivais, na Escola Secundária António Damásio.

O Diretor do Instituto de Ciências da Saúde proferiu a conferência "Cérebro e Aprendizagem" para os estudantes do ensino secundário. 

 

Ciclo de Conferências RE(EN)contros de Val-De-Vez.
Cidadania, Ética e Cérebro
 
O Prof. Doutor Alexandre Castro Caldas esteve presente na 3ª edição do Ciclo de Conferências RE(EN)CONTROS DE VAL-DE-VEZ "500 Anos de História com os Olhos no Futuro", uma organização do Município de Arcos de Valdevez em parceria com o CENFIP.
 
Este ano o tema do ciclo foi CIDADANIA, ÉTICA e CÉREBRO.

Foram convidadas duas figuras singulares e ímpares para esta reflexão: Fernando Savater, filósofo e escritor e uma das maiores Referências Mundiais no campo do pensamento, e Alexandre Castro Caldas, neurologista e professor catedrático de referência, que abordarão nas suas intervenções os títulos "Puede Educarse al Ciudadano?" e "Neuropotenciação: a criação de super-seres"

 

Resultados do Projeto CLIC: Recomendações para a Intervenção

Este trabalho resulta de um projeto financiado pela FCT, o Projeto CLIC - Linguagem e Cognição em Crianças com Implante Coclear, no qual se analisou longitudianlamente o desenvolvimento linguístico da oralidade no português europeu de crianças com implante coclear durante o período de 1 ano.

O manual de apoio, agora publicado, sistematiza os indicadores de desenvollvimento que poderão servir para delinear programas de intervenção e de trabalho para educadores, professores, terapeutas da fala e outros profissionais que trabalhem com estas crianças ou que o venham a fazer.

Neste projeto estiveram envolvidas as bolseiras Sofia Lynce de Faria, Mara Moita, Sara Carvalho e Francisca Goms de Castro, em conjunto com as várias assocaições e escolas de referência. 

  
 

Docente ICS participa no projeto "Palavras no Tempo"

O projeto Palavras no Tempo recria estilos de comunicação e diálogo de outros tempos, contextualizados à nossa realidade, carente ainda de efetiva reflexão e debate, apesar do ruído dos media.

Este projeto tem a sua génese na obra “Educação, Ciência e Religião”, na sequência da qual se promoveram inúmeras sessões e debates que redundaram numa parceria entre a Universidade do Porto, a Universidade Católica Portuguesa e o Centro Nacional de Cultura, que patrocinam a ideia.

Com palestrantes convidados de qualidade e prestígio nas várias áreas, a docente do ICS, Mestre Joana Castelo Branco, marcou presença neste projeto com o tema "Religião e Neurociências".

 
 

Docentes ICS em Formação da DGE para psicólogos

O Instituto de Ciências da Saúde está envolvido na formação da Direção Geral de Educação para psicólogos: "Estratégias de Aprendizagem: Perspectiva das Neurociências".

A colaborar nesta formação encontram-se três docentes do ICS: Profª. Doutora Joana Rato, Mestre Joana Castelo Branco e Profª. Doutora Filipa Leitão. Tratam-se de duas acções de formação de 21horas a realizarem-se em Lisboa e Coimbra. 

 
 

Seminário Enfermagem do Trabalho

No dia 29 de janeiro realizou-se o Seminário de Encerramento da primeira Edição da Pós Graduação de Enfermagem do trabalho.

O referido evento aconteceu em videoconferência com o Porto onde foram partilhas as mesas de abertura com a presença do Professor Doutor Castro Caldas, o Professor Doutor Sérgio Deodato e a Professora Doutora Amélia Simões Figueiredo em Lisboa e a Professora Doutora Margarida Vieira, o Professor Doutor Luís Sá e o Professor Armando Almeida no Porto.

O momento musical e as duas conferências inaugurais, da responsabilidade do Professor Doutor Carlos Silva Santos em Lisboa e pela Dr.ª Mónica Santos no Porto, foram igualmente proferidas por videoconferência.

A reunião de especialistas abordou diversas temáticas no âmbito da Enfermagem do trabalho, na sequência da organização de três mesas de comunicações cujas temáticas se congregaram em torno de três grandes áreas: Promoção da Saúde do trabalhador; Intervenções Complexas do Enfermeiro do trabalho e Qualidade e bem-estar do trabalhador, todas da responsabilidade dos recém Pós graduados em Enfermagem do trabalho.

Convidamos os interessados a consultarem a 2.ª Edição da Pós Graduação de Enfermagem do Trabalho a iniciar em março de 2016.

Veja aqui a reportagem fotográfica 

 

Workshop e Conferência "Intervenção no autismo"

A Profª Doutora Ashley Fiorilli, Consultora Internacional do Modelo ABA - Applied Behavior Analysis, foi a primeira convidada em 2016 de mais um Ciclo de Conferências "Saber mais sobre...". O tema abordado - "Intervenção no Autismo" foi aprofundado, posteriormente, num workshop prático em parceria com o Centro ABC Real Portugal.

 

Apresentação Oficial do Observatório Português de Cuidados Paliativos

O Observatório Português de Cuidados Paliativos teve a sua apresentação oficial no decorrer do mês de janeiro.

O Observatório Português de Cuidados Paliativos (ICS-UCP) relevou que, de acordo com a investigação realizada num âmbito nacional, 50% dos doentes em serviços de internamento dos Hospitais Públicos em Portugal são doentes paliativos (prognóstico de vida inferiro a 1 ano).

Conheça as atividades do OPCP aqui

 

Cerimónia de Entrega das Cartas de Cursos 
Dia do ICS 2016

No mês de janeiro celebramos o dia do ICS, no qual foram entregues as Cartas de Curso aos Diplomados. Em 2015, o ICS formou: 

38 licenciados em Enfermagem
7 mestres em Cuidados Paliativos
24 mestres em Enfermagem
6 mestres em Feridas e Viabilidade Tecidular
1 mestre em Infeção em Cuidados de Saúde
4 mestres em Linguística Clínica
5 mestres em Neuropsicologia

Veja aqui a reportagem fotográfica  

  
 

Entrega de bens Recolhidos na Campanha de Natal "Intimidade e Dignidade" ao balneário Público de Alcântara 

No âmbito do projeto de investigação e extensão universitária “Capacitar para Viver” – consultas de Enfermagem para a população vulnerável de Lisboa, foi entregue, no mês de dezembro, por professores e estudantes o produto da recolha de natal sobre o lema “Dignidade e Intimidade”, promovido pelo Instituto de Ciências da Saúde da UCP.

Foi com enorme agrado que observámos uma imensa dedicação no serviço aos outros por parte do Coordenador da instituição, o Dr. Diogo Amaral, assim como de todos os funcionários que todos os dias acolhem dezenas de pessoas carenciadas.

Aproveitamos para relembrar que o número de utentes que recorre a este serviço público e de apoio aos mais carenciados da nossa sociedade não para de aumentar, e que por isso, toda a generosidade é bem-vinda.

 

III Seminário Psicologia e Orientação em Contexto escolar
Conferência "A Importância das neurociências para a Educação"

O Diretor do ICS, Sr. Professor Doutor Alexandre Castro Caldas proferiu a Conferência de abertura sobre o tema “A importância das neurociências para a educação” no III Seminário Psicologia e Orientação em Contexto Escolar, organizado pela Direção-Geral da Educação, que decorreu no dia  20 de novembro em Lisboa.

Este Seminário dirigiu-se aos psicólogos dos estabelecimentos escolares da rede pública e privada, de serviços e organismos de reabilitação, órgãos de gestão dos estabelecimentos escolares, associações de pais e investigadores nas áreas da psicologia e da orientação.  

 

Jornada de divulgação
Dia Europeu da Fibrose Quística

No passado mês de novembro, no dia europeu da Fibrose Quística, a Associação Nacional de Fibrose Quística reuniu especialistas e familiares para debater esta temática e comprender de que forma os profissionais de saúde têm contribuido para promover uma melhor qualidade de vida aos portadores desta doença.

Foram abordadas questõs relativas ao cartão do portador de doença rara, Cuidados respiratórios domiciliários, a problemática da adesão à terapeutica, o transplante pulmonar, terminando  sessão com testemunhos de pacientes e familiares.


  
 

Manhãs monotemáticas SAMS/Instituto de Ciências da Saúde
SÉPSIS e Disfunção Múltipla de Orgãos: Realidade Crítica nas Unidades de Cuidados Intensivos

No passado mês de novembro decorreu mais uma sessão das Manhãs Monotemática SAMS/ICS sobre a temática "SÉPSIS e Disfunção Múltipla de Orgãos: Realidade Crítica nas Unidades de Cuidados Intensivos".

A reunião de especialistas abordou diversas áreas da temática em questão: o significado da epistimológico do fenómemo, a etiopatogenia, as peritonites pós-operatórias, a enfermagem na UCI, culminando a sessão num panel de discussão no qual estiveram presentes Alice Santos (SAMS), Carlos França (CHLN), Eduardo Gomes da Silva (CHLC), João Sá (Hosp. Luz), Pedro Ponce (HCIS), Jorge Nunes (Hosp. Lusíadas), José Bau (HCVP) e Pedro Póvoa (CHLO).

 
 

FCT aprova com EXCELENTE projeto CLIC: Cognição e Linguagem em crianças portuguesas com implante coclear do ics

O projeto CLIC teve como objetivo traçar um perfil cognitivo útil a programas de intervenção precoce em crianças que fazem uso do implante coclear em Portugal, através de uma avaliação linguística e cognitiva que permitiu diferenciar atrasos da linguagem de défices cognitivos.

A FCT, que atribuiu ao projeto a classificação de Excelente, considerou que os objetivos propostos foram plenamente atingidos em apenas um ano. Acrescentando ainda que o projeto contribuiu para a formação de jovens investigadores e para a projeção internacional da equipa envolvida.

Este estudo tem um papel relevante na reestruturação do programa educativo de crianças implantadas em contexto escolar, tal como permitirá avanços significativos no que respeita à análise linguística destas crianças.

O projeto CLIC foi coordenado pela Profª Doutora Ana Mineiro  e desenvolvido por uma equipa interdisciplinar, coordenada pela, constituída por linguistas, médicos, terapeutas da fala e psicólogos.

  
 

Docente do ICS no Encontro "Limites da Ética e da Investigação Científica" 

O Professor Doutor Sérgio Deodato, Coordenador da Escola de Enfermagem de Lisboa da Católica, esteve presente no Encontro "Limites da Ética e da Investigação Científica" na Universidade dos Açores, com uma comunicação sobre a investigação em enfermagem abordando os seus aspetos éticos. O encontro reuniu profissionais das áreas da saúde, psicologia e genética. 


 

ICS comemora o mês da Prevenção do Cancro da Mama

Durante o mês de outubro, o ICS sensibilizou a comunidade académica para a prevenção do Cancro da Mama. Contámos com a presença no Campus da Associação Mulheres Mastectomizadas "Ame e Viva a Vida" e ainda realizamos a conferência "Viver com o Cancro - Uma realidade que nos pode bater à porta" na qual, a Enfermeira Fernanda Relveiro, a Profª Liliana Braguez, a estudante Elisa Fernandes e uma das Sócias Fundadoras da Associação, Margarida Alves, partilharam as suas experiências pessoais e conhecimentos da doença.

 

Instituto Marquês Valle Flor recebe Prémio Cidadão Europeu 2015

O projeto “Sem Barreiras” resulta de um trabalho do Instituto Marquês Valle Flor com diversas instituições, entre as quais o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa teve um papel fundamental na intervenção integrada com terapia da fala e língua gestual para a melhoria da qualidade de vida da comunidade surda em São Tomé e Príncipe. Este projeto foi considerado uma das boas práticas de cooperação no Ano Europeu do Desenvolvimento.

Desde 2008 que o Parlamento Europeu atribui anualmente a um conjunto de cidadãos e/ou organizações de vários países da UE o Prémio do Cidadão 2015, reconhecimento o trabalho na promoção de um melhor entendimento mutuo e de uma maior integração dos cidadãos ou na melhoria da cooperação transfronteiriça ou transnacional da UE.

 

 

Manhãs monotemáticas SAMS/Instituto de Ciências da Saúde
Patologia da aorta abdominal: Controvérsias da Modernidade

No passado mês de outubro ocorreu mais uma Manhã Monotemática SAMS/ICS sobre a temática "Patologia da Aorta Abdominal: Controvérsias da Modernidade".

A reunião de especialistas abordou diversas áreas da temática em questão: Abordagem Clínica da Doença Aterosclerótica; a Patologia Obstrutiva da Aorta; a Patologia Aneurismática da Aorta e Aneurismas da Aorta Abdominal: Como trata? Estado da Arte, culminando a sessão num panel de discussão no qual estiveram presentes Teresa McGuire, Américo Diniz da Gama, Diogo Cunha e Sá, Duarte Medeiros, João Monteiro e Castro, Luís Mendes Pedro e  Luís Mota Capitão.


 

Aula Aberta com a Professora Marie Rose Moro 

No dia 23 de outubro decorreu a aula aberta no âmbito da Formação Avançada em Transculturalidade: Desenvolvimento e Psicopatologia com a Professora Marie Rose Moro. 

A aula aberta abordou os seguintes temas "Bien s´occuper des bébés, des enfants et des adolescents d´où qu´ils viennent - Questions transculturelles" e " Nouvelles manières de faire avec les adolescents".

 

Simpósio Científico - "CDLS - Rare Diseases Paradigm"

No dia 9 de setembro ocorreu o Simpósio Científico dedicado ao paradigma das doenças raras sob o VIII Congresso Internacional do Síndrome de Cornelia de Lange.

Este evento contribuiu para traçar o panorama geral das doenças raras nos contextos europeu e nacional, contará com um painel de oradores de excelência, entre os quais destacamos representantes da Comissão Europeia, da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), da Direção Geral de Saúde (DGS), do INFARMED, I.P., e de múltiplas outras organizações que tanto contribuem para o progresso da investigação, do diagnóstico, do tratamento e da prestação dos cuidados mais apropriados para os portadores de doenças raras.

  
 

Sessão de Abertura do ano Letivo 2015/16
Mestrados em Enfermagem 

A sessão contou com duas conferências inaugurais "Investigação em Saúde" proferida pelo Professor Doutor Alexandre Castro Caldas e "Necessidades de Cuidados no Sistema de Saúde" proferida pela Dra. Ana Jorge.   

Contámos também com a presença dos Enfermeiros João Alves, Teresa Simões, Alexandre Costa, Margarida Bonaça e Luís Amaro, na mesa redonda "Contributos dos especialistas no sistema de Saúde".  

 
 

Acolhimento dos novos estudantes  
Licenciatura em Enfermagem 

O acolhimento aos novos estudantes da Licenciatura em Enfermagem decorreu nos dias 3 e 4 de setembro. Os novos estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o curso de enfermagem e conhecerem a comunidade académica.

As restantes atividades decorreram com o apoio da Paulituna e do Conselho de Praxes.

Veja aqui a reportagem fotográfica   

 
 

Neuroconsortium - Parceria ICS/ISPA  

O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa e  o ISPA – Instituto Universitário, duas das Instituições com maior tradição no panorama do Ensino Superior português, associam-se como parceiros estratégicos criando um consórcio para a área da Neuropsicologia e das Neurociências - o NEUROCONSORTIUM.

Com o objetivo de criar uma oferta formativa inovadora nas áreas das neurociências e da neuropsicologia surge uma parceria entre o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP) e o ISPA – Instituto Universitário, da qual resulta uma das melhores ofertas formativas da Europa nestas áreas. Desta parceria nasce um projeto científico-pedagógico de referência que reúne docentes e especialistas de ambas as instituições e potencia sinergias, maximiza recursos, garantindo a excelência da oferta formativa.

Surge, assim, um Neuroconsortium que reune ambas as instituições e do qual resulta uma oferta formativa em áreas científicas de interesse crescente.
O corpo docente é composto por um conjunto de professores altamente qualificados e com notável atividade de investigação científica de nível internacional nestas áreas.  Os mentores da parceria são o Professor Doutor Rui Oliveira, atual Reitor do ISPA – Instituto Universitário, Professor Catedrático e investigador de referência na área das Neurociências e o Professor Doutor Alexandre Castro Caldas, atual Diretor do ICS-UCP, Professor Catedrático de Neurologia e antigo Presidente da prestigiada Sociedade Internacional de Neuropsicologia.

Desta parceria nascem dois Mestrados:

    Mestrado em Neuropsicologia
    Mestrado em Neurociências Cognitivas e Comportamentais

 

Cerimónia de Comprimisso Profissional - Juramento Nightingale 

No passado dia 18 de julho, na Sé de Lisboa, os finalistas de Enfermagem celebraram em conjunto com toda a comunidade académica a Cerimónia de Compromisso Profissional - Juramento Nightingale dos novos diplomados. Presidida por Sua Excelência, D. Nuno Brás, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, a cerimónia contou com momentos marcantes e a emoção de quem deixa a vida académica para entrar no mundo profissional.

Veja aqui a reportagem fotográfica

  
 

8th World Congress on Fluency Disorders

No mês de julho, o Instituto de Ciências da Saúde recebeu o “8th World Congress on Fluency Disorders”. A International Fluency Association, organizadora do evento, celebrou o seu 25º aniversário no Campus Palma de Cima.

 
 

Lançamento do livro "Cidadania para a Saúde"

Durante o mês de julho decorreu a sessão de apresentação do novo livro do Dr. Ricardo Baptista Leite: “Cidadania para a Saúde”, escrito em coautoria com Carla Sousa Pontes e Francisco Pavao, na Biblioteca da Assembleia da República.

Trata-se de uma publicação da Editora Universidade Católica que resultou de uma colaboração entre o @Instituto de Ciências da Saúde – Universidade Católica Portuguesa e a ONGD Mundo A Sorrir.

O evento contou com a presença de mais de 200 personalidades dos mais diversos setores.

Também disponível em e-book. Para mais informações »»


 

ICS recebe estudantes do secundário na sua Enfermagem Summer School

No mês de julho, a Unidade de Ensino de Enfermagem recebeu os estudantes do ensino secundário interessados em ingressar para o curso de Licenciatura em Enfermagem.

Nestes dias, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Campus Palma de Cima assim como os estudantes e docentes de enfermagem. Ao longo da tarde participaram em atividades de laboratório: suporte básico de vida, cuidados ao adulto em contexto hospitalar e cuidados ao recém nascido.

Poderá consultar aqui  a reportagem fotográfica 


 
 

IV Jornadas de Enfermagem
A Pessoa, da Conceção até à Morte: Diagnosticar, Capacitar e Avaliar 

A turma de finalistas da Licenciatura em Enfermagem organizou, no âmbito da disciplina Seminário, as IV Jornadas de Enfermagem sob o tema "A Pessoa, da Conceção à Morte: Diagnosticar, Capacitar e Avaliar."

No decorrer dos dois dias de conferências contámos com a presença de vários docentes e enfermeiros especializados na área da Enfermagem que abordaram as questões dos diversos workshops.

Pode consultar aqui a reportagem fotográfica


 

ICS presente no fim-de-sema da feira do livro de lisboa 2015 

Nos dias 30 e 31 de maio, o ICS marcou presença na Feira do Livro de Lisboa. Decorram as sessões de autógrafos do livro "Missionários, Conservadores e Visionários" da Profª Doutora Amélia Simões Figueiredo e do livro "O conforto da pessoa idosa" da Profª Doutora Patrícia Pontifíce de Sousa. O fim de semana contou ainda com o lançamento do livro da Profª Doutora Margarida Lourenço "Obseidade infantil. Prevenir é a melhor opção".

Veja aqui reportagem fotográfica.

  
 

Diretor Do ICS na Conferência V Práticas Clínicas - Terapia da Fala

No passado mês de maio, o Senhor Professor Alexandre Castro Caldas participou na V Conferência "Práticas Clínicas em Terapia da Fala". O Diretor do Instituto de Ciências da Saúde foi o orador da palestra principal sob o tema: "A Neurociência na Prática Clínica do Terapeuta da Fala".  

 
 

 Docentes de Enfermagem em Mobilidade Internacional

Durante o mês de maio a Professora Doutora Amélia Simões Figueiredo e a Professora Clara Roquette Viana realizaram mobilidade internacional ao abrigo do Programa Erasmus na Universidad Huelva em Espanha. Após toda esta experiência Ersmus, deixam-nos o seu testemunho: 

"Conhecer a natureza do Ensino de Enfermagem na Universidad de Huelva ao nível dos três ciclos de estudo, identificando similitudes e diferenças, salientou  a importância da disciplina de Enfermagem entre as demais ciências do conhecimento. Neste intercâmbio, quer no âmbito das jornadas  "Docência e Investigação Sócio Sanitária", quer na reunião de investigadores em que participamos, foi muito marcante a pluridisciplinaridade e interdisciplinaridade que se vive naquela academia."

Mais informações e fotografias aqui

 

 Dia aberto em enfermagem recebe estudantes do ensino secundário 

No mês de abril, a Unidade de Ensino de Enfermagem recebeu os estudantes do ensino secundário interessados em ingressar para o curso de Licenciatura em Enfermagem.

Neste dia, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Campus Palma de Cima assim como os estudantes e docentes de enfermagem. Ao longo da tarde participaram em atividades de laboratório: suporte básico de vida, cuidados ao adulto em contexto hospitalar e cuidados ao recém nascido.

Poderá consultar aqui a reportagem fotográfica 

 
 

 Docente de Enfermagem em Mobilidade Internacional

Durante o mês de abril o Prof. Doutor Paulo Seabra realizou mobilidade internacional na University Collegue Cork na Irlanda. Após toda esta experência Erasmus, deixa-nos o seu testemunho:

"Estar em mobilidade internacional na University Collegue Cork possibilitou-me uma experiência pedagógica única. A particularidade desta universidade ter estudantes de várias zonas do globo, permitiu-me relembrar a importância da transculturalidade dos cuidados de enfermagem e a sensibilidade cultural no ensino. Tive oportunidade de visitar várias unidades de saúde e ter a perceção de diferenças entre os dois países".     

Mais informações e fotografias aqui   

 
 

Alfonso caracuel leciona na formação REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

O Psicologo da Clínica de Psicologia da Universidade de Grananda e Coordenador do Programa de Reabilitação Neuropsicológica, Alfonso Caracuel (PhD) leccionou em abril, no ICS, a formação avançada em Reabilitação Neuropsicológica cujos objetivos comtemplavam a aquisão de conhecimentos e desenvolvimento de competências de intervenção clínica relativamente aos diferentes quadros de pertubação neurológica.

Inserida no âmbito do Mestrado em Neuropsicologia, esta formação intensiva contou ainda com profissionais externos que se inscreveram na formação com o objetivo de novas aprendizagem e possibilidade de contato direto com o convidado internacional.

  
... ver> 

  I Encontro de Ética em Enfermagem na Católica

O evento contou com mais de 100 participantes que atentamente ouviram as comunicações dos preletores:  

"A responsabilidade pelo Outro em Saúde" - Michel Renaud
"O agir ético do enfermeiro: o lugar da deliberação" -  Elma Zoboli
"A aprendizagem da competência ética" -  Susana Pacheco
"A afetividade em enfermagem" -  Dulce Santiago
"O enfermeiro e a cidadania" - Christian Barchfontaine
"Enfermeria y Bioética Personalista" - Marcelo Pérez e Mayte Murillo
"Ser enfermeiro com e para o Outro" - Margarida Vieira

O evento contará ainda com a publicação do resumo das comunicações livres. Brevemente disponível

Para ver reportagem fotográfica cliqui aqui    

  
 

 ICS participa na Futurália - Feira de Oferta Educativa, Formação e Empregabilidade

A Universidade Católica Portuguesa marcou presença na Futurália 2015, à semelhança de anos anteriores. Esta feira tem como objetivo a divulgação de ofertas de ensino e formação numa perspetiva global, sendo visitada anualmente por mais de 60.000 visitantes. 

Contamos este anos com mais de 200 contatos do ensino básico e secundário interessados em ingressar na Licenciatura em Enfermagem. Contamos ainda com as Professoras Isabel Rabiais e Amélia Simões Figueiredo com a formação em "Suporte Básico de Vida" no Espaço Alerta.

Reportagem fotográfica | Entrevista Espaço Alerta        

  
 

Ciclo de Conferências 
Há saúde Pública na Católica

No dia 5 de março esteve no Instituto de Ciências da Saúde o  Dr. Marc Sprenger, Director of the European Centre for Disease Prevention and Control, no âmbito do Ciclo de Conferências “HÁ SAÚDE PÚBLICA NA CATÓLICA”, organizado pela coordenação científica da área de Saúde Pública (CCSP).  

A CCSP do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa tem por missão preservar, promover e melhorar a saúde e bem-estar das populações, comunidades e cidadãos individuais, numa abordagem humanista da saúde pública baseada no valor.  

  
 

Congresso Internacional Católico de Ciências da Saúde

O Prof. Doutor Sérgio Deodato, coordenador da Unidade de Ensino de Enfermagem de Lisboa do ICS  e a Prof. Doutora Margarida Vieira, diretora adjunta do ICS-Porto, participaram no “Congresso Internacional Católico de Ciências da Saúde”, entre 16 e 19 de fevereiro, na Universidade Católica de Valência em Espanha.

A comunicação do Prof. Sérgio Deodato versou o tema “As pessoas com incapacidades na investigação de doutoramento em enfermagem”. Foram analisadas as teses de doutoramento de enfermagem concluídas na UCP, tendo sido identificados diversos resultados sobre o modo como a investigação de enfermagem tem abordado a temática das incapacidades. Os estudos têm demonstrado que as incapacidades estão presentes em pessoas idosas e em crianças, bem como em adultos que sofrem algumas doenças. Estão também propostas diversas intervenções terapêuticas que promovem o bem-estar e a autonomia das pessoas incapacitadas.

Por sua vez, a Profª Doutora Margarida Vieira, Diretora Adjunta do ICS, intervém no Simposio: “La discapacidad física, intelectual y social en el s. XXI: necesidades sanitarias - Ponencias de los congresistas sobre necesidades sanitarias en el siglo XXI respecto a discapacidad física, sensorial, intelectual y social, com a comunicação "Necesidades sanitarias mundiales para atención a la discapacidad".     

 
 

Docente do ICS na School of Nursing and Midwifery

A Prof. Doutora Sílvia Caldeira, docente da Unidade de Ensino de Enfermagem de Lisboa, iniciou, durante o mês de fevereiro, o Pós-doutoramento na School of Nursing and Midwifery - Trinity College Dublin. A Professora integrou o Spirituality Interest Group cuja investigação está relacionada com a espiritualidade em saúde, dando, assim, continuidade à investigação que tem desenvolvido nesta área.  

 
 

Dia nacional da UCP 

O Dia Nacional da UCP celebrou-se, como habitualmente, no primeiro domingo de fevereiro, dia 1, este ano sob o lema: "Alargar Horizontes".

O programa desta sessão compreende a atribuição do doutoramento honoris causa a Sua Eminência Reverendíssima o Cardeal Gianfranco Ravasi.

O ICS marcou presença nesta cerimónia académica e os novos doutores receberam as cartas doutorais e a imposição das insígnias.   

 
 

Young Health Programme - LIKE ME
Sessão de Apresentação dos Resultados 

No passado dia 28 de janeiro, decorreu a apresentação dos primeiros resultados do Young Health Programme (YHP) - Like Me, um projeto da AstraZeneca e da Médicos do Mundo, em parceria com a Universidade Católica Portuguesa.

O YHP - Like ME é um programa de intervenção e promoção da saúde juvenil que foi lançado oficialmente há cerca de dois anos com o objetivo de aumentar a auto-estima dos jovens entre os 10 e os 12 anos e a sua capacitação no domínio da saúde mental.

Para mais informações »»
(o estudo será brevemente publicado)

  
 

Lançamento do Gabinete
Creating Health - Research and Innovation Funding

No passado dia 26 de janeiro, foi apresentado publicamente o Creating Health, Research and Innovation Funding, gabinete de apoio à captação do financiamento para Investigação e Inovação em Saúde, com enfoque inicial no Programa-Quadro I&I da União Europeia, Horizonte 2020, sob coordenação da área de Saúde Pública do ICS. Está é uma iniciativa que presta serviço público, sem fins lucrativos, criada através do patrocínio de várias instituições.

Reportagem fotografica da cerimónia de lançamento
(brevemente disponível)

Site Oficial Creating Health and Innovation Funding 

 
 

Cerimónia de Entrega das Cartas de Cursos 
Dia do ICS 2015

No passado dia 20 de janeiro, no Auditório Cardeal Medeiros, foram entregues as Cartas de Cursos aos estudantes que finalizaram o curso em 2014.
 
Veja aqui a reportagem fotográfica  

  
 

Entrega de bens de vestuário ao balneário Público de Alcântara 

A Associação de Estudantes da Unidade de Ensino de Enfermagem de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa (AEUEELUCP) esteve presente na entrega de bens de vestuário (roupa interior) ao Balneário Público de Alcântara que foram reunidos durante a Recolha Solidária de Natal, promovida pelas turmas do Curso de Licenciatura em Enfermagem da UCP.

Foi com enorme agrado que observámos uma imensa dedicação no serviço aos outros por parte do Coordenador da instituição, o Dr. Diogo Amaral, assim como de todos os funcionários, que todos os dias acolhem dezenas de pessoas carenciadas.

Aproveitamos para relembrar que o número de utentes que recorre a este serviço público e de apoio aos mais carenciados da nossa sociedade não para de aumentar, e que por isso, toda a generosidade é bem-vinda.

 

Festa de Natal UEEL - Recolhas de Natal

No dia 19 de dezembro, os estudantes e docentes de enfermagem apresentaram as suas mensagens de natal à comunidade académica. Foi também o momento de terminar a recolha de bens que se encontrava a decorrer desde o início do mês de dezembro.

O ICS organizou as seguintes ações solidárias para a comunidade académica com o objetivo de comemorar a época natalícia: Casa do Infantado e A Mão Amiga; Associação SOL; Balneário de Alcântara, Fundação Gil e  Lar Santa Catarina Labouré. 
 
Veja a reportagem fotográfica aqui 

 
 

Ciclo de Conferências "Saber Mais Sobre..."
Cuidados Paliativos Pediátricos -Ideias e Ideais

No passado dia 17 de dezembro decorreu o Ciclo de Conferências "Saber mais Sobre...", proferida pela Dra. Ana Lacerda, debatendo o tema "Cuidados Paliativos Pediátricos - Ideias e Ideais".

Os cuidados paliativos pediátricos são cuidados holísticos e proativos para crianças com doenças crónicas complexas, limitantes de vida e/ou potencialmente fatais. No ano em que a OMS recomenda aos governos dos seus estados-membros a inclusão dos cuidados paliativos no contínuo dos cuidados de saúde, é do maior interesse debater este tema.  

 
 

Conferência "um CLIC na linguagem dos implantes cocleares" 

No dia 13 de dezembro decorreu a conferência "Um CLIC na Linguagem dos Implantes Cocleares" contando com a participação do Professor Doutor Alexandre Castro Caldas, da Professora Doutora Ana Mineiro, da Professora Doutora Helena Caria, Geneticista, do Professor Doutor João Paço, da Terapeuta da Fala Leonor Fontes, da Professora Lídia Oliveira e da Terapeuta da Fala Tânia Lavra.  

Esta conferência surge no âmbito do Projecto CLIC – Cognição e Linguagem em Crianças com Implante(s) Coclear(es), financiado pela FCT, que estuda o desenvolvimento cognitivo e linguístico de crianças surdas implantadas. A conferência reúne especialistas das várias áreas relativas à surdez e aos implantes cocleares: genética, prática médica, intervenção terapêutica e escolar, e linguagem. Serão, ainda, divulgados os resultados preliminares do projeto.   

  
 

Lançamento do livro da Profª Doutora Patrícia Pontifíce de Sousa
"O Conforto da pessoa Idosa"

O Instituto de Ciências da Saúde da UCP e a Universidade Católica Editora contaram com a presença da comunidade académica para o lançamento do livro da Profª. Doutora Patrícia Pontífice de Sousa "O Conforto da Pessoa Idosa". Este evento contou com a presença da Enfermeira Maria Arminda Costa, da Profª Doutora Amélia Simões Figueiredo e do Prof. Doutor Sérgio Deodato, Coordenador da Unidade de Ensino de Enfermagem de Lisboa. 

 
 

Diagnóstico da Situação de Saúde dos Utilizadores do Balneário Público de Alcântara

No passado dia 19 de novembro realizou-se a apresentação dos dados preliminares do Diagnóstico da situação de saúde dos utilizadores do Balneário Público de Alcântara proferida pela Profª Doutora Amélia Simões Figueiredo.

Nesta apresentação, estiveram presentes para além do grupo de 10 investigadores   que integra o Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde | UCP, o Sr. Professor Doutor Castro Caldas, O sr. Professor Doutor Sérgio Deodato, A Dr.ª Fernanda Coelho e o Dr. Diogo Amaral em Representação do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Alcântara.

 

Docente de Enfermagem recebe prémio Hayashi de Investigação

A Professora Cristina Marques recebeu o Prémio Hayashi de Investigação, atribuído pela Associação Portuguesa de Reiky, com o artigo em co-autoria com Luís Sousa e Sandy Severino "O Reiky como um contributo para a prática de enfermagem: Revisão sistemática da literatura", no passado dia 30 de outubro.  

 

Estudante do ICS em estágios na OMS

Estudante do ICS em estágio na OMS Mariana Cabral Schveitzer, primeira estudante de doutoramento em enfermagem candidata a double degree pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Universidade Católica Portuguesa (UCP), iniciou em 10 de novembro de 2014, um estágio com a duração de 6 semanas na OMS (Organização Mundial de Saúde), em Genebra, no departamento de profissionais da saúde, visando identificar questões referentes ao papel da enfermagem para a cobertura de saúde universal. Este estágio inclui-se nos objetivos do período que a estudante realiza no Instituto de Ciências da Saúde da UCP para a elaboração da sua tese, sob orientação conjunta da Doutora Margarida Vieira (ICS) e da Doutora Elma Zoboli (EEUSP).  

  
 

Ciclo de Conferências "Saber Mais Sobre..."
A Qualidade em saúde

No passado dia 19 de novembro decorreu o Ciclo de Conferências "Saber mais Sobre...", proferida pela Profª Doutora Elisabete Nunes, debatendo o tema "Qualidade em Saúde".

A opinião dos clientes sobre os cuidados de saúde tem sido cada vez mais valorizada, na medida em que o cliente é um elemento participativo na tomada de posição em relação aos serviços de saúde e não apenas utilizador, pela valorização das abordagens da humanização do cuidar, e ainda pela sua relevância no sentido de monitorizar a qualidade das práticas de saúde. Pretende-se conhecer a satisfação dos clientes com os cuidados de que foram alvo durante a sua permanência nas unidades de saúde e discutir as implicações para a prática.  
  

  
 

Lançamento e conferência
"Os Pais, a criança e a doença crónica: Percursos de esperança e de capacitação"

O Instituto de Ciências da Saúde da UCP e a Universidade Católica Editora contaram com a presença da comunidade académica para o lançamento do livro da Prof. Doutora Zaida Charepe precedido pela conferência "Os Pais, a criança e a doença crónica: Percursos de esperança e capacitação", no Campus da Foz no passado dia 18 de novembro. 

Este evento contou com a presença do Prof. Doutor Alexandre Castro Caldas, Diretor do Instituto de Ciências da Saúde da UCP, o Prof. Doutor Sérgio Deodato, Coordenador da Unidade de Ensino de Enfermagem de Lisboa e o Prof. Doutor Luís Miguel Neto, Professor do Instituto Superior de Ciências Sociais. 

 

Reunião Geral do Portugal NANDA-I Network Group

O Grupo de trabalho Portugal NANDA-I Network Group, com sede no Instituto de Ciências da Saúde da UCP, com coordenação da Professora Doutora Sílvia Caldeira, realizou o terceiro encontro de 2014, em Santarém, no dia 14 de novembro. Recorda-se que o grupo promoveu a realização de um encontro internacional que juntou no Porto, em Setembro, investigadores de vários países »» 

Para além dos presentes na reunião em Santarém, foi utilizada uma ligação Adobe Connect para vários locais do Brasil (Ribeirão Preto - São Paulo; Alfenas - Minas Gerais e Pernambuco), promovendo a discussão científica com investigadores e membros de grupos de investigação locais.  

 

Workshop inserido no ano europeu do cérebro
Compreender o Cérebro no Séc. XXI  

O Centro de Investigação Interdisciplinar de Saúde (CIIS) em parceria com o Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), o Centro de Estudos de Filosofia (CEFi) e o Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (CEPCEP) organizaram no passado dia 13 e 14 de novembro o Workshop "Compreender o Cérebro no Séc. XXI".

  
 

Lançamento e conferência
"Os Pais, a criança e a doença crónica: Percursos de esperança e de capacitação"

O Instituto de Ciências da Saúde da UCP e a Universidade Católica Editora contaram com a presença da comunidade académica para o lançamento do livro da Prof. Doutora Zaida Charepe precedido pela conferência "Os Pais, a criança e a doença crónica: Percursos de esperança e capacitação", no Campus da Foz no passado dia 30 de outubro. 

Este evento contou com a presença da Enfª Amélia José Monteiro (Ordem dos Enfermeiros), com a Profª Doutora Margarida Vieira (ICS-Porto) e com a Profª Maria Henriqueta Figueiredo (Escola Superior de Enfermagem do Porto).

 

   Lançamento
"Missionários, Conservadores e Visionários"

Foi lançado no passado dia 28 de outubro, o livro da Profª Doutora Amélia Simões Figueiredo no Campus de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa. O lançamento contou com a presença do Prof. Doutor Alexandre Castro Calda, da Profª Doutora Margarida Vieira e do Profº Doutor Natércio Afonso com moderação da Profª Teresa Vidal.  

  
 

Ciclo de palestras do projecto PcC17 Pais com a Ciência
"a música em ponte com...o cérebro"    

O Senhor Professor Alexandre Castro Caldas participou no Ciclo de Palestras do projeto PcC17 Pais com a Ciência: "Pontes musicais para as ciências naturais" com a conferência: "A Música em ponte com ... o cérebro". Esta conferência realizou-se no no Conservatório de Música do Porto no passado dia 17 de outubro.      

 
 

Sessão de Abertura do ano Letivo 2014/2015
11º Doutoramento em Enfermagem  
      

No dia 17 de outubro, sexta-feira, iniciou-se o 11º doutoramento em Enfermagem na Unidade de Ensino de Enfermagem de Lisboa.

Esta sessão foi um ponto de partida para o Encontro de Doutorandos de Enfermagem que se realizou no dia seguinte, 18 de outubro na UCP em Lisboa.       

 
 

Centro de Enfermagem da católica de Lisboa no GreenFest

No dia 11 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril, o Centro de Enfermagem da Católica esteve presente no GreenFest com a Consulta de Enfermagem para a Prevenção da Hipertensão Arterial.

Esta iniciativa de intervenção na comunidade tem sido muito solicitada e cada vez mais existe uma preocupação notória preocupação para com o bem-estar da população em geral.

 

Sessão de Abertura do ano Letivo 2014/2015
Mestrados em Enfermagem 

A sessão contou com a participação do Presidente da Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Alexandre Tomás, que analisou a realidade nacional quanto à necessidade de enfermeiros especialistas.   

Contámos também com a presença do Presidente da Mesa do Colégio de Especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, o Enfermeiro Joaquim Lopes, com a representante da Mesa do Colégio de Especialidade em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, a Enfermeira Arminda Monteiro. Interviram ainda na sessão a Enfermeira Milina Piedade, Presidente da Associação Portuguesa de Especialistas em Enfermagem Comunitária e o Professor Doutor Rodrigo Jensen da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, no Brasil.  

Discurso da Professora Doutora Amélia Simões Figueiredo
Coordenadora dos Mestrados Profissionais em Enfermagem

 
 

Docente de Enfermagem eleita como membro da Comissão de Desenvolvimento de Dianósticos da Nanda International        

Professora Doutora Sílvia Caldeira do ICS foi eleita membro da Comissão de Desenvolvimento de Diagnósticos (Diagnosis Development Committee) da NANDA Internacional. 

A informação foi anunciada na reunião que decorreu aquando do International Conference on Nursing Knowledge, que decorreu no campus da Foz da UCP, no Porto, nos passados dias 11 a 13 de Setembro. 

A Conferência Internacional do Conhecimento de Enfermagem teve um enfoque nas linguagens padronizadas NNN (NANDA-I, NIC e NOC), desde os conceitos até à discussão sobre a translação do conhecimento, enquanto evidência dos resultados positivos e efetivos na saúde das pessoas.      

É a primeira vez que este evento é organizado em Portugal, no contexto da candidatura de um grupo de enfermeiros portugueses à constituição do NANDA-I Network: Portugal, com o objetivo realizar investigação e promover o desenvolvimento das classificações, à semelhança de outros grupos desta natureza que já estão constituídos noutros países. 

Mais informações aqui     

 

Acolhimento dos novos estudantes  
Licenciatura em Enfermagem 

O acolhimento aos novos estudantes da Licenciatura em Enfermagem decorreu nos dias 4 e 5 de setembro. Os novos estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o curso de enfermagem e conhecerem a comunidade académica.

A sessão de abertura do ano letivo contou com a presença da Dra. Clara Melo, Directora Executiva do Instituto de Ciências da Saúde, com o Prof. Doutor Sérgio Deodato, Coordenador da Unidade de Ensino de Enfermagem de Lisboa e com a Profª Doutora Patrícia Pontifíce de Sousa, Coordenadora da Licenciatura em Enfermagem.   

As restantes atividades decorreram com o apoio da Paulituna e do Conselho de Praxes.

As atividades de acolhimento e integração continuarão a decorrer durante a semana de aulas.

Veja aqui a reportagem fotográfica   

 
 

Centro de enfermagem da Católica de Lisboa
CAPACITAR PARA BEM MOBILIZAR

A 1ª edição do Workshop "Capacitar para bem mobilizar", desenvolvida pelo Centro de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa contou com 10 assistentes de lar. O objectivo do curso é a capacitação destas profissionais de saúde, no âmbito da mecânica corporal, de modo a que utilizem as técnicas de mobilização na sua atividade profissional. 

Veja aqui a reportagem fotográfica

Para mais informações sobre este curso de curta duração »»   

 
 

Cerimónia de Comprimisso Profissional - Juramento Nightingale 

No passado dia 19 de julho, na Igreja do Campo Grande, os finalistas de Enfermagem celebraram em conjunto com toda a comunidade académica a Cerimónia de Compromisso Profissional - Juramento Nightingale dos novos diplomados. Presidida por Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa e nosso Magno Chanceler, a cerimónia contou com momentos marcantes e a emoção de quem deixa a vida académica para entrar no mundo profissional.

Veja aqui a reportagem fotográfica

 
 

Prémio distingue investigação realizada por docente de enfermagem da UCP

A Profª Doutora Amélia Simões Figueiredo, docente de enfermagem da UCP,  foi distinguida com o prémio Instituto da Educação da Universidade de Lisboa /CGD  na categoria de  Doutoramento-área de Investigação e Ensino de Políticas de Educação e Formação - Especialidade em Formação de Adultos, com a tese de doutoramento "Missionários, Conservadores e Visionários: Itinerários tipo na reconfiguração profissional dos Professores de Enfermagem", sob orientação científica do Professor Doutor Natércio Afonso.

O Prémio Instituto de Educação/CGD distingue o melhor aluno de cada um das três áreas de investigação e ensino do Instituto que, em cada ano, obteve o grau de Doutor em Educação.

A entrega do referido prémio será na sessão de encerramento do V Seminário de Jovens Investigadores do Instituto da Educação da Universidade de Lisboa, que terá lugar no próximo dia 2 de julho.

 

Dicionário da Língua Gestual de São Tomé e Príncipe

Coordenação: Patrícia Carmo, Ricardo Oliveira, Ana Mineiro
Área: Língua Gestual | Colecção: Investigação

A Língua Gestual de São Tomé e Príncipe nasce entre os surdos santomenses da necessidade inata de comunicação entre eles, quando se encontraram pela primeira vez em grande número e descobriram que comunicar com as mãos era uma capacidade que partilhavam e que lhes poderia ser útil. O Dicionário da Língua Gestual de São Tomé e Príncipe, reduzirá as barreiras de comunicação e contribuirá para o desenvolvimento cognitivo e saúde mental dos surdos constituindo uma mais valia na otimização do processo de ensino e aprendizagem e um estímulo à socialização e integração dos mesmos no espaço escolar e social.

 

Ciclo de Conferências 
Há saúde Pública na Católica

No dia 24 de junho esteve no Instituto de Ciências da Saúde o Comissário Europeu de Saúde, Tonio Borg, no âmbito do Ciclo de Conferências “HÁ SAÚDE PÚBLICA NA CATÓLICA”, organizado pela coordenação científica da área de Saúde Pública (CCSP) e pretende promover o debate em torno das políticas públicas de saúde.  A CCSP do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa tem por missão preservar, promover e melhorar a saúde e bem-estar das populações, comunidades e cidadãos individuais, numa abordagem humanista da saúde pública baseada no valor.

 

 

... ver> 

Tomada de Posse dos Conselhos de Direção do ICS

Realizou-se ontem, 12 de junho de 2014, na Sala de Atos do campus Foz, pelas 16h00, a tomada de posse da  nova Direção-Adjunta do Instituto de Ciências da Saúde (ICS - Porto).

O Conselho da Direção-Adjunta do Instituto de Ciências da Saúde será constituído pela Diretora-Adjunta, Prof. Doutora Margarida Maria Vieira, pelo Assessor para a área de ensino médico, Prof. Doutor João Manuel Costa Amado e pela Assessora para a área de enfermagem, Prof. Doutora Constança Festas Barbosa.

 

Apresentação do livro sobre a Hepatite C

Em véspera do encerramento da Feira do Livro de Lisboa, a UCEditora promoveu a apresentação do estudo do Consenso Estratégico para a Gestão Integrada da Hepatite C em Portugal, com a presença do Dr. Ricardo Baptista Leite, do Professor Henrique Lopes e da Sra. D. Emília Rodrigues, presidente da Associação SOS Hepatites.

Veja aqui reportagem fotográfica.

 

ICS presente na feira do livro de lisboa

Dia 1 de junho, dia da criança, foi marcado pela presença do ICS na Feira do Livro de Lisboa: o lançamento do livro da Profª Doutora Zaida Charepe, "Promover a esperança em pais de crianças com doença crónica" e ainda o Debate sobre Cuidados Paliativos com a presença do Profº Doutor Luís Capelas.

Veja aqui reportagem fotográfica.

 

Consenso Estratégico para a Gestão Integrada da Hepatite C

No dia 13 de maio de 2014 foram apresentadas as conclusões do estudo, cujos objectivos foram traçar um diagnóstico fiel da realidade da Hepatite C em Portugal, refletir sobre um modelo de gestão integrada e multidisciplinar da infeção, desde a prevenção à cura, e identificar metas e avaliação de recursos disponíveis para a sua gestão.

Veja aqui a reportagem fotográfica.    

... ver> 

Assinatura de protocolo de cooperação
UCP e Ordem de Malta e Cruz de Malta


No dia 7 de Março foi assinado o protocolo entre a UCP e a Ordem de Malta e Cruz de Malta, ficando assim aberto o canal para uma profícua cooperação ao nível cultural e ao nível científico com umas das principais Universidade Portuguesas, Instituição de elevado prestígio Nacional e Internacional.

... ver> 

Fundação Gulbenkian financia projeto educativo para surdos

A Fundação Gulbenkian está a financiar um projeto que visa estabelecer uma estrutura educativa para as crianças surdas são-tomenses, criando um conjunto de ferramentas para o Governo poder replicar a iniciativa, disse hoje uma responsável pelo projeto.

Leitura completa da notícia »»

Reportagem no Telejornal das 20h00 da TVS em São Tomé »»

 

Católica inaugura novos Laboratórios de Enfermagem

14 de fevereiro 2014

Veja reportagem fotográfica
 

... ver> 

Cerimónia de Entrega de Cartas dos Cursos 
Dia do ICS 2014

Veja aqui o album fotografico

... ver> 

ICS nos Media
REPORTAGEM SIC sobre o projecto São Tomé e Príncipe

Projecto «Saúde para Todos»

Assista à reportagem

... ver> 

  ICS nos Media
Antena 1 entrevista o Professor Castro Caldas

Programa 'Era uma vez o Cérebro'

... ver> 

CPPPortugal introduces first diploma in Paediatric Palliative Care

Portugal takes a giant step forward in the development of quality paediatric palliative care services within that country with the introduction of the very first post graduate diploma in paediatric palliative care.

... ver> 

Cuidar Melhor

Encontro de Profissionais 
Cuidados a Prestar na Demência
Uma Abordagem Prática e Integrada
 

28 de Novembro de 2013
9h00-16h30 
Universidade Católica Portuguesa (Auditório A2)

www.cuidarmelhor.org 

... ver> 

Student Conference - LisbonInternational
6th Bi-annual International Student Conference
20-23 November, 2013
 


- Photos of the event here.
- Download full pack (zip)
here.

... ver> 

DIA ABERTO DE ENFERMAGEM 2013
ALUNOS DO SECUNDÁRIO - ENFERMEIROS POR 1 DIA
No dia 10 de Abril, a Unidade de Ensino de Enfermagem de Lisboa, recebeu a visita de cerca de duas centenas de estudantes do 12º Ano de escolaridade.

Após a sessão de acolhimento, houve mostra de vários cenários em que foi simulada a intervenção da enfermagem em vários contextos de cuidados, ao longo do ciclo da vida, nos processos de saúde e de doença, tais como: serviço de urgência, serviço de internamento, consulta de enfermagem no Centro de Saúde, visita domiciliária...

... ver> 

Sessão de Lançamento do livro "Uma Visita Politicamente Incorrecta ao Cérebro Humano" do Professor Doutor Alexandre Castro Caldas
O livro «Uma Visita Politicamente Incorrecta ao Cérebro Humano», de Alexandre Castro Caldas, é apresentado na terça-feira, dia 26 de Fevereiro, pelas 18h30, na Bertrand do Picoas Plaza, em Lisboa.

... ver> 

 Dia do Instituto de Ciências da Saúde - 2013 - Entrega de Diplomas
20 de Janeiro de 2004 foi a data em que o ICS foi criado pelo Decreto MC-2/2004 do Magno Chanceler da Universidade Católica Portuguesa, D. José da Cruz Policarpo.
Celebrou-se este ano, no dia 23 de Janeiro, a festa da entrega dos diplomas aos licenciados e mestres deste Instituto, de Lisboa, que obtiveram o grau no ano de 2012.

... ver> 

ENTREGA DOS PRÉMIOS
Prémio Católica|Ciência, Saúde e... os Meus Avós!
No âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidaridade Entre Gerações, o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, realizou no dia 9 de Maio, a SESSÃO DE ENTREGA DOS PRÉMIOS do Prémio Inter-Escolas CATÓLICA|Ciência e Saúde 2012.

Conheça os Premiados e aceda ao álbum fotográfico!

... ver> 

I Encontro Internacional de História da Enfermagem
Realizou-se nos passados dias 23 e 24 de Março o "I Encontro Internacional de História da Enfermagem - A História dos Saberes e Fazeres da Enfermagem", promovida pela SPHE - Sociedade Portuguesa de História da Enfermagem, em Lisboa, em colaboração com o ICS-UCP e a Escola Superior de Saúde de Santarém.

... ver> 

 Dia do Instituto de Ciências da Saúde - 2012 - Entrega de Diplomas
20 de Janeiro de 2004 foi a data em que o ICS foi criado pelo Decreto MC-2/2004 do Magno Chanceler da Universidade Católica Portuguesa, D. José da Cruz Policarpo.
Celebrou-se este ano, nesse dia, a festa da entrega dos diplomas aos licenciados e mestres deste Instituto, de Lisboa, que obtiveram o grau no ano de 2011.

... ver> 

DIA ABERTO DE ENFERMAGEM 2012
No dia 16 de Abril, a Unidade de Ensino de Enfermagem de Lisboa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, recebeu a visita de cerca de duas centenas de estudantes do 12º Ano de escolaridade.

Houve uma sessão de acolhimento no auditório da unidade de ensino, seguida da mostra de vários cenários em que foi simulada a intervenção de enfermagem nos vários contextos de cuidados, ao longo do ciclo da vida, nos processos de saúde e de doença, tais como: serviço de urgência, serviço de internamento, consulta de enfermagem no Centro de Saúde, visita domiciliária...

... ver> 

Conferência "Access to Math Activities for Children with Disabilities by Controlling Lego Robots via Augmentative and Alternative Communication Devices" | 9 Setembro
A Faculdade de Engenharia e o Instituto de Ciências da Saúde organizam, em 9 de Setembro 2011, a Conferência "Access to Math Activities for Children with Disabilities by Controlling Lego Robots via Augmentative and Alternative Communication Device".
Inscrição gratuita.

... ver> 

Cerimónia de Entrega dos Prémios ME/DGIDC
No passado dia 1 de Julho 2011, realizou-se a Cerimónia de Entrega dos Prémios do Ministério da Educação/Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, atribuídos aos melhores alunos da Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa do curso de 2009.

... ver> 

OCDE distingue projecto na área do Ensino da Enfermagem do ICS-Porto
O projecto "Enfermeiro na Escola" foi um dos três projetos de ensino da Católica Porto, considerados como inovadores por um comité de avaliação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

... ver> 

Ciclo de Conferências Internacionais de Neuropsicologia 2011
Participação gratuíta
O ICS-UCP dá continuidade a este projecto, iniciado em 2010, convidando especialistas na matéria e proporcionando a troca de experiências entre profissionais ou público em geral.

... ver> 

ENCONTRO NACIONAL DE ENFERMAGEM - Olhares sobre a Práxis
Reflectir sobre a Enfermagem a partir da Práxis, promovendo a discussão e a partilha das práticas nas diferentes áreas dos cuidados em saúde.
12 e 13 de Novembro 2010

... ver> 

Ensino Superior em Lingua Gestual no ICS: Jovem surda profunda defende tese de mestrado em língua gestual
EM 35.000 SURDOS PORTUGUESES, SOMENTE CERCA DE 15 TÊM FORMAÇÃO SUPERIOR.
Patrícia Isabel do Carmo, com surdez profunda, aluna do Mestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos, defendeu a sua tese de Mestrado no passado dia 24 de Maio, na Universidade Católica Portuguesa (Lisboa). ... ver> 

Projecto da Prof.ª Marlene Barros do Departamento de Ciências da Saúde em Viseu, recebe nota máxima
O projecto financiado pela FCT, "Estabilidade conformacional de proteínas aspárticas com importância biotecnológica e médica - O unfolding/refolding de proteínas diméricas e monoméricas", utilizou uma abordagem integrada e multidisciplinar para aceder às alterações conformacionais e identificar e caracterizar intermediários formados durante o processo de unfolding/refolding de proteínas aspárticas, enzimas envolvidas em processos fisiológicos e patológicos como o Alzheimer e o cancro. ... ver> 

Profª Ana Mineiro, Coordenadora Licenciatura em Língua Gestual nomeada para Prémio Mulher Activa 2009
Ana Mineiro esteve na génese da criação de um curso superior para os jovens surdos. Empenhada, Ana Mineiro, antes de abraçar o projecto, teve de aprender a língua gestual. Uma experiência muito gratificante: "Gostava que as pessoas se apercebessem o que é viver no silêncio e que tivessem mais sensibilidade". ... ver> 

Prof. Doutor Castro Caldas galardoado com Prémio Nunes Correia Verdades de Faria
O Sr. Professor Doutor Alexandre Castro Caldas foi galardoado com o prémio "Nunes Correia Verdades de Faria" instituído pelo benemérito Enrique Mantero Belard para a área PROGRESSO DA MEDICINA NA SUA APLICAÇÃO ÀS PESSOAS IDOSAS e atribuído pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. ... ver> 

Há Saúde na Católica
Nos passados dias 2 e 3 de Abril 2009, o Instituto de Ciências da Saúde realizou, para a comunidade académica, uma acção de divulgação de todas as suas áreas de ensino e investigação, subordinada ao tema: "Há Saúde na Católica".

... ver> 

Prémio e Homenagem ao Prof. Doutor Alexandre Castro Caldas
Foi assinado no passado dia 14 de Maio 2009 um protocolo entre a Universidade Católica Portuguesa (Instituto de Ciências da Saúde) e a H.C.L. International. ... ver> 

Protocolo ICS - H.C.L. International
Foi assinado no passado dia 14 de Maio 2009 um protocolo entre a Universidade Católica Portuguesa (Instituto de Ciências da Saúde) e a H.C.L. International. ... ver> 

Viagem ao Cérebro e a Algumas das suas CompetênciasLançamento do livro "Viagem ao Cérebro e a Algumas das suas Competências"
Da colecção "Campus do Saber" da Universidade Católica Editora foi lançado o livro "Viagem ao Cérebro e a Algumas das Suas Competências" da autoria do Prof. Doutor Alexandre Castro Caldas.

... ver> 

Lançamento da Revista do ICS - Cadernos de Saúde
O ICS começou a publicar em 2008 os Cadernos de Saúde, onde se revela o trabalho científico realizado pelo Instituto.

... ver> 


Topo
Logotipo Acessibilidades

Instituto de Ciências da Saúde - Lisboa
Tel.: (+351) 217 214 147
Fax: (+351) 217 263 980
E-mail: saude@ics.lisboa.ucp.pt
Web: www.ics.lisboa.ucp.pt

Universidade Católica Portuguesa > Lisboa > Porto > Braga > Viseu
Página Inicial